top of page

Home Again

E estamos em casa... OUTRA VEZ!

Foi por esta altura o ano passado que começamos a lidar com o que é realmente viver com uma pandemia, parecia coisa que só se via nos livros de história ou nos filmes, até se tornar realidade. E com a pandemia vieram todas as medidas de segurança incluído o confinamento.


Estudar, trabalhar, viver tudo a partir de casa o que primeiro não parecia ser a pior coisa pois quem não gosta de ficar em casa?

Até que a a falta de contacto humano, liberdade de circulação, de uma rotina estabelecida começa a desgastar e a desmotivar. E pouco a pouco já não conseguimos dar o melhor de nós em atividades que merecem e necessitam da nossa melhor disposição.


No primeiro confinamento tive que readaptar o meu método de estudo, a minha rotina e até mesmo a minha casa! Isso para poder dar o melhor de mim e principalmente manter a minha saúde mental.


Então aqui vai um post que espero que vos ajude a lidar com este novo confinamento ou mesmo uma situação que vos obrigue a ficar num determinado espaço por muito tempo.


I. Viver confinado

Das partes mais difíceis ao estar confinado é conseguir ter dias minimamente normais, fazer todas as refeições, não ficar na cama o dia todo e fazer todas as tarefas diárias. O que tenho a dizer é que não é fácil mas é possível.

  • Estabelecer horário para levantar , determinar que depois de uma certa hora já não poderão ficar na cama nem de pijama. Foi provado que fazer a cama diariamente diminui ajuda a motivar a pessoa e aumenta a produtividade;


  • Estabelecer horários para as refeições, ao determinar que em horários certos tem que se fazer as refeições faz com que se crie uma rotina, ao criar essa rotina mantém-se um estilo de vida saudável. É importante fazer as três refeições mínimas para que a nossa mente não entre em desgaste e fiquemos com preguiça mental. Uma óptima solução para quem não gosta ou não tem tempo para cozinhar todos os dias é meal prep. Preparar as refeições da semana antecipadamente permite que se tenha as refeições prontas o que não deixa lugar a desculpas para não se comer. E ter sempre uma sopa feita é óptimo para o jantar e tempo do frio;

  • Usar cada compartimento de casa para algo específico, não estudem/trabalhem na cama, ou no sofá, esses são lugares especificamente para lazer e descanso, então não os tornem em lugares laborais e que requerem concentração máxima;


  • Mantenham a vossa casa limpa e organizada, uma casa limpa permite que funcionemos muito melhor e que nos movimentemos e façamos as coisas de uma forma mais eficaz;


  • Fazer algum tipo de atividade física, correr, andar, yoga, qualquer coisa que permita libertar stress e tensão, isso vai permitir que a vossa saúde mental também esteja in check. Não precisa de ser nada para perder/ganhar peso é só uma atividade para manter o corpo ativo;


II. Estudar confinado

A maior mudança foram as aulas a distância, tanto para os professores como para os alunos continuar a vida estudantil fora do ambiente normal e através de um ecrã. Os professores têm tido duas abordagens ou tentam fazer passar um sentido de “normalidade” dando vários trabalhos e testes o que por vezes sub-carrega o aluno por vezes o desmotivando ou tal como os alunos desligam-se e fazem o mínimo.

O certo é que não é nada fácil estudar confiando.


O meu método do estudo que está nos posts “welcome back” e “estudar e viver” teve que ser de alguma forma alterado, para que realmente pudesse estudar eficazmente.

Vou já dizer que estudar milhares de horas seguidas não vai funcionar!


Então cá está as atualizações ao meu método de estudo:

  • fazer um plano de estudo detalhado, para além de estabelecer janelas de estudo para cada cadeira agora também determino exatamente o que dessa cadeira vou fazer;

  • determinar um número máximo de horas que vou estudar diariamente;


  • ter pausas maiores e não estudar várias horas ou dias consecutivos a mesma coisa;

  • estar em contacto constante com os professores sobre o plano da cadeira, datas de exames/trabalhos, tudo e mais alguma coisa, antecipar tudo é a única forma de não perder o fio;


  • para me manter motivada e concentrada tenho um lugar único para o estudo, la só estudo, não vejo tv, não fico no telefone aquele é um canto sagrado, e enquanto la estou só faço uma coisa que é estudar!

  • outra forma de se poder adaptar as aulas on-line e realmente poder tirar proveito delas é tratar las como aulas normais, durante não estará de pijama, a comer tudo que não faria numa sala de aula não faça simplesmente porque está em casa!


  • ter uma agenda vai ajudar muito em ter sempre em mente o que se tem a fazer e quando;


III. Ser produtivo confinado

Ser produtivo enquanto se está confiando é das tarefas mais difíceis, afinal de contas estamos em casa! Não é o lugar habitual onde devemos ser produtivos. Então ca está o que fiz e faço:


  • Plano do dia, determino no máximo 4 coisas que quero fazer, nunca mais que 4 para não me sentir pressionada ou desmotivar caso não consiga fazer todas, para mim 4 é o número perfeito de tarefas mas demorou duas semanas para o descobrir então vão tentado até ver qual é o vosso! O importante é não tentar fazer tudo num único dia


  • Não tentar competir com ninguém, entrasse no instagram e temos logo a nossa frente as pessoas que fazem mil coisas num único dia e sempre com um sorriso na cara. Lembrem-se sempre que as redes sociais estão longe de ser a realidade, e que por detrás das câmeras as coisas são sempre diferentes. Então se a fulana fez 20 coisas num único dia não sintam que também devem fazer 20 coisas! Façam o que conseguem e o que planearam independentemente do número!


  • Ter um rotina, isto vai muito de mãos dadas o que foi explicado no ponto I. Levantar-me todos os dias a mesma hora, comer nas mesmas horas, vestir-me, pentear-me traz alguma normalidade ao dia, dando mais motivação. Ficar de pijamas manda a mensagem para o nosso subconsciente que estamos em mood de descanso e é aí que começamos a auto sabotagem e depois a desmotivação e falta de produtividade vem;


  • Fazer planos para o futuro pôs-confinamento, organizar de uma forma detalhada uma viagem, um passeio qualquer coisa que queiram muito fazer depois disso vai manter-vos super motivados e melhor de tudo com esperança para um futuro melhor!

  • Meditar, 5/10/15 minutos a meio do dia, tirar um momento para estar sozinha com a minha mente. É uma pequena pausa mental para recarregar as energias e poder respirar;


  • Nem todos os dias são santos! Se um dia acordar sem vontade de fazer tudo então não me vou forçar, vou descansar e vou fazer as coisas no dia seguinte. É importante relembrar que nem todos os dias vão ser bons, que nem todos os dias vamos estar bem e isso é normal!


O importante é não fazer da indisposição uma rotina.


Ultima dica se estiverem muito saturados de estar em vossa casa vão para um hotel passar um fim de semana, vão continuar em confinamento mas num sítio onde poderão relaxar e quebrar um pouco a rotina.


Lembrem-se que o confinamento pode ser algo passageiro se todos colaborarmos e respeitarmos as medidas. Não sair de casa desnecessariamente, quanto mais rápido percebermos isso mais rapidamente voltaremos a ter uma vida “normal”.


Espero que vos tenha ajudado.

Stay safe.

Xoxo,

Louise.



358 views

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page