top of page

Welcome back!

Hot girl/boy summer is over and now we’re back to school!

Triste ter que dizer isso porque realmente o verão é dos melhores momentos do ano. Mas nada de de amuar, porque o maior motivo de aproveitarmos tão bem o verão é porque trabalhamos o resto do ano, então é tudo uma questão de equilíbrio.

Então digam adeus ao Hot girl/boy summer e digam olá ao Hot nerd semester.

E para o Hot need summer correr bem há que ter as ferramentas todas para o sucesso.

Com o início das aulas vem aquele pequeno sentimento de angústia, não saber como estudar, não saber como se organizar principalmente para aqueles que este é o primeiro ano e vão ter a sua primeira experiência universitária, ou para aqueles que estão no secundário e não têm hábitos de estudo regrado.

Mas é para isso que isso que existo, ajudar-vos naquilo que posso graças às minhas experiências. Do dois anos que estou a frequentar a universidade e alguns anos no ensino francês (isto no secundário) pude ver que o real segredo para um bom aproveitamento escolar é assiduidade, organização e dedicação. Vou dar-vos alguns pontos que se bem implementados vão mudar a vossa experiência estudantil.


I. Organização

O primeiro passo para qualquer coisa ficar bem feita é uma boa organização. Ter uma estrutura fixa e tudo acertado ajuda no sucesso.

Organização do Hot nerd semester começa com um horário semanal, neste horário vocês vão por as vossas aulas, atividades extracurriculares, hobbies. Depois vão adicionar os momentos de estudo pessoal, dessa forma vão ter uma ideia de como é que as vossas semanas são e o que têm a fazer nelas e os vossos tempos livres.

É de tal modo importante terem um horário semanal que sem ele vocês não vão conseguir organizar nada e nunca saberão o que têm para fazer.

Não só precisam de um horário semanal precisam de um plano de estudos, nesse plano de estudos vocês vão por as disciplinas que têm e a horas de revisão por semana de cada disciplina. Quanto mais exigente for a cadeira mais horas reservem para ela.

Tendo o plano de estudo feito vocês vão poder conciliar-lo com o vosso horário semanal e saberão exatamente quando têm que estudar, descansar, distrair-se.

Podem fazer o horário e o plano de estudos no excel, no telefone (notas, aplicações como Weekly planner to do list, calendars by Readle), ou em papel mesmo imprimindo horários e completando-os.

Na minha opinião os em papel são os melhores pois pode se pendurar lós num sítio pelo qual passamos sempre, e o facto de o escrevermos ajuda a memorizar lo e o melhor pode se sempre tirar fotografia e ter lo em mão.

Em baixo vou deixar um planejador semanal e um plano de estudos feito por mim que vocês podem imprimir e completar e o link para um planner digital.


Planner digital: feito pela Emma studies


Meu plano de estudos e planejador semanal:

II. Concentração

Estudar não tem que ser um martírio nem um momento de desespero ou visto como perca de tempo. A forma como abordamos as coisas tem um impacto muito importante no seu resultado. Por isso a primeira coisa após ter tudo organizado é uma boa mentalidade e ir estudar com pensamentos positivos. Ver o estudo como uma ferramenta que poderá ajudar nos no futuro e não apenas um momento para se decorar algo para um exame.

O facto de ter um plano de estudo e um horário semanal ajuda na concentração, na fixação de objetivos e no melhor estado de espírito quando se vai estudar.

Nos momentos separados para as revisões e o estudo é importante retirar as distrações e ir estudar num sítio próprio ou seja não na cama, não no sofá, não em sítios que normalmente associamos a descanso.

É importante estudar de forma concentrada e eficaz, não adianta estudar durante horas sem pausas pois não se vai aprender nada. O melhor é dividir o estudo por períodos e tarefas, por exemplo se têm 2 horas de estudo reservadas dividam em 4 momentos de 30 minutos com pausas de 5 a 10 minutos entre os momentos, e estabeleçam objetivos por momento como por exemplo nos dois primeiros momentos leitura e revisão de apontamentos e os dois a seguir elaboração de fichas. Quanto mais curto o momento de estudo mais curtas as pausas.

Outro elemento que ajuda na concentração é o estudo individual, grupos de estudo são bons mas para a maior aprendizagem e compreensão da matéria o melhor é estudar individualmente. Grupos de estudo são bons para se trocar dúvidas, expor dificuldades e isso é feito após todos estudarem e terem percebido a matéria, de nada adianta estar em grupo se não sabem o que estão a estudar.

Concentração não é apenas em casa, na sala de aulas também. Afastem-se do vosso grupo de amigos, é chato sim mas não estão nas aulas para socializar, quanto mais vocês ouvirem e prestarem atenção mais facilmente vocês vão perceber a matéria e vão ter menos dificuldades a estudar em casa. Tirem notas do que o vosso professor diz, memória é boa sim mas depois de tantas horas a ouvir coisas diferentes não nos podemos lembrar de tudo então tirem apontamentos e já que vão estar com o telefone ligado gravem a aula vai ajudar vos muito em casa.


III. Preparação


A chave para o sucesso é a preparação, por mais inteligentes que sejamos se não nos prepararmos de nada nos serve esta inteligência. O único método para ter boas notas e um aproveitamento excecional é com preparação.

A preparação faz se em pequenos passos:

  • Estudo regular: é preciso manter um fluxo no estudo, não pode ser feito apenas em véspera de avaliação, tem que ser feito regularmente e sem pressas. Porque o que os alunos fazem uma semana antes do exame não é estudo é decorar matéria e de nada serve isso porque não só não vão aprender como podem esquecer tudo a ultima da hora.

  • Resumos: resumir matéria é a forma mais simples de a ter organizada e bem feita, nos resumos põe se o mais importante e o facto de os fazermos ajuda na nossa memorização de termos e da matéria em geral.

  • Leitura: a leitura constante e regular dos livros, apontamentos, resumos permite uma maior memorização e compreensão. A compreensão e interpretação de um texto melhora na terceira leitura então é preciso ler no mínimo três vezes cada matéria para se ter a certeza que se percebeu o que está escrito as outras leituras são necessárias para a maior compreensão e melhor interpretação. Por isso LEIAM!

  • Não acumular matéria: o maior motivo de notas baixas, stress em época de exames é a acumulação de matéria, daí a importância do plano de estudos, com esse plano há uma obrigação em ler a matéria, resumir-la e estudar-la. Sempre que se acumula matéria está-se a auto prejudicar, aumentando os níveis de stress e ansiedade porque o tempo para estudar está reduzido. A única e melhor forma de se evitar isso, é com o estudo regular (primeiro ponto) e com o plano de estudos.

  • Prática: apenas ler e resumir não chega, tem que se poder por em prática aquilo que se leu e resumiu, porque até se saber explicar não se sabe a matéria, e explicar não é recitar o que está escrito, é poder implementar num caso concreto a regra geral. Por isso se possível façam casos práticos daquilo que estudam ou se não tentem explicar em textos desenvolvidos.

IV. Have fun

Depois de tantas regras o que tenho a dizer por último é divirtam-se, ganhem gosto por aquilo que estudam, vejam séries, filmes que se relacionam com isso. Tentem ver que há todo um mundo à volta daquilo que estudam, não vejam apenas como uma matéria, um curso, vejam como uma ferramenta que pode vir a ser muito útil no futuro.



Bons estudos,

Espero que tenham gostado,

XOXO,

Louise.

1,115 views

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page